Projeto - Caixa de areia interativa

Projeto desenvolvido pela  Instituição:

 Fundação Universidade Regional de Blumenau
 Endereço: Rua Antonio da Veiga, 140, Bairro Victor Konder, CEP: 89030-903, Blumenau (SC)

Resumo 

A ideia principal é construir uma caixa de areia interativa (Interface de Usuário Tangível) de modo a simular uma parcela de cidade, na qual se destacam diferentes características naturais e sociais que compõem a paisagem, com destaque para os recursos hídricos. O material educacional será composto por um software de realidade virtual e aumentada com características de gamificação e um livro eletrônico (e-book), composto de textos e vídeos, que guiará o estudante na realização das atividades. Pretende-se simular de forma conceitual as diferentes situações de uma Área de Preservação Permanente (APP) de uma parcela da cidade da seguinte forma: a caixa representará a parcela conceitual da cidade; a areia representará o relevo da parcela conceitual da cidade; os marcadores de RVA representarão elementos naturais e/ou construídos. 

Nesta atividade, o principal propósito é compreender os impactos das decisões tomadas pelos estudantes e interligar a gestão da água com a gestão da terra em seus diferentes setores – jogar “fora da caixa”. Serão utilizados como referência os conteúdos elencados nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Meio Ambiente que buscam trabalhar com os alunos procedimentos, atitudes e formação de valores a partir de interações interdisciplinares com temas transversais, neste caso a “Água”. A abordagem do tema “Água” será vinculada à realidade cotidiana da população da bacia hidrográfica do rio Itajaí com a intenção de contribuir para a formação continuada de cidadãos mais participantes e resilientes aos riscos de desastres, os quais são frequentes, construídos socialmente e desencadeados pelo elemento natural “Água”. 

O projeto irá contribuir para o uso sustentável dos recursos hídricos, além de fortalecer as ações de prevenção de riscos de desastres naturais desenvolvidas pela Defesa Civil de Blumenau que desde 2013 realiza o Programa “Defesa Civil na Escola”. Após a produção do material didático, o projeto prevê a fase de testagem a ser realizada em um grupo de quatro escolas do município blumenauense, duas que participem das atividades da Defesa Civil e duas que participem do PIBID/FURB. A testagem ocorrerá com o intuito de avaliar o conteúdo, a aplicabilidade do material, facilidade de manuseio e aprendizagem dos alunos, compatibilidade com o nível escolar, volume de informações contido no material, entre outros aspectos. 

Como resultados esperados do projeto destacam-se: contribuir para o exercício da prática pedagógica em conteúdos relacionados a Água na Educação Básica, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio; promover a disseminação dos conhecimentos sobre o uso sustentável dos recursos hídricos; compreender o serviço ambiental prestado pelas APPs de nossos municípios, em especial na manutenção do ciclo hidrológico e na qualificação do planejamento urbano; disseminar a prevenção de riscos de desastres naturais, pela falta ou escassez de água, a fim de contribuir na formação de cidades mais resilientes, considerando as mudanças climáticas; articular o projeto com programas da CAPES existentes na instituição tais como PIBID e LIFE, bem como com programas de mestrado acadêmico (Mestrado em Engenharia Ambiental) e profissionalizante (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) e com as ações e projetos da Defesa Civil de Blumenau. 

O recorte de estudo local que o projeto busca dar suporte, não atua como limitante na aplicação do objeto de ensino proposto em escala nacional. Pelo contrário, traz a cena a realidade de muitas cidades brasileiras, considerando a bacia hidrográfica como unidade de planejamento.

Objetivo Geral

O objetivo geral do presente projeto é disponibilizar material didático de caráter interdisciplinar denominado Caixa de Areia Interativa: entendendo a água fora da caixa utilizando realidade virtual aumentada, que possibilite a formação de alunos do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, para a compreensão do tema água e suas múltiplas dimensões.

Objetivos Específicos

Os objetivos específicos do projeto são:
a)      contribuir para o exercício da prática pedagógica em conteúdos relacionados a Água na Educação Básica, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio;
b)      promover a disseminação dos conhecimentos sobre o uso sustentável dos recursos hídricos;
c)      compreender o serviço ambiental prestado pelas APPs de nossos municípios, em especial na manutenção do ciclo hidrológico e na qualificação do planejamento urbano;
d)     disseminar a prevenção de riscos de desastres naturais, pela falta ou escassez de água, a fim de contribuir na formação de cidades mais resilientes, considerando as mudanças climáticas;
e)      articular o projeto com programas da CAPES existentes na instituição tais como PIBID e LIFE, bem como com programas de mestrado acadêmico (Mestrado em Engenharia Ambiental) e profissionalizante (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) e com as ações e projetos da Defesa Civil de Blumenau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário