Projeto desenvolvido pela Instituição:
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Endereço: Rua Antonio da Veiga, 140, Bairro Victor Konder, CEP:
89030-903, Blumenau (SC)
Resumo
A ideia principal é construir uma caixa de areia interativa
(Interface de Usuário Tangível) de modo a simular uma parcela de cidade, na
qual se destacam diferentes características naturais e sociais que compõem a
paisagem, com destaque para os recursos hídricos. O material educacional será
composto por um software de realidade virtual e aumentada com características
de gamificação e um livro eletrônico
(e-book), composto de textos e vídeos, que guiará o estudante na realização das
atividades. Pretende-se simular de forma conceitual as diferentes situações de
uma Área de Preservação Permanente (APP) de uma parcela da cidade da seguinte
forma: a caixa representará a parcela conceitual da cidade; a areia
representará o relevo da parcela conceitual da cidade; os marcadores de RVA
representarão elementos naturais e/ou construídos.
Nesta atividade, o principal
propósito é compreender os impactos das decisões tomadas pelos estudantes e interligar
a gestão da água com a gestão da terra em seus diferentes setores – jogar “fora
da caixa”. Serão utilizados como referência os conteúdos elencados nos
Parâmetros Curriculares Nacionais do Meio Ambiente que buscam trabalhar com os
alunos procedimentos, atitudes e formação de valores a partir de interações
interdisciplinares com temas transversais, neste caso a “Água”. A abordagem do
tema “Água” será vinculada à realidade cotidiana da população da bacia
hidrográfica do rio Itajaí com a intenção de contribuir para a formação
continuada de cidadãos mais participantes e resilientes aos riscos de
desastres, os quais são frequentes, construídos socialmente e desencadeados
pelo elemento natural “Água”.
O projeto irá contribuir para o uso sustentável
dos recursos hídricos, além de fortalecer as ações de prevenção de riscos de
desastres naturais desenvolvidas pela Defesa Civil de Blumenau que desde 2013
realiza o Programa “Defesa Civil na Escola”. Após a produção do material
didático, o projeto prevê a fase de testagem a ser realizada em um grupo de quatro
escolas do município blumenauense, duas que participem das atividades da Defesa
Civil e duas que participem do PIBID/FURB. A testagem ocorrerá com o intuito de
avaliar o conteúdo, a aplicabilidade do material, facilidade de manuseio e
aprendizagem dos alunos, compatibilidade com o nível escolar, volume de
informações contido no material, entre outros aspectos.
Como resultados
esperados do projeto destacam-se: contribuir para o exercício da prática
pedagógica em conteúdos relacionados a Água na Educação Básica, no Ensino
Fundamental II e no Ensino Médio; promover a disseminação dos conhecimentos
sobre o uso sustentável dos recursos hídricos; compreender o serviço ambiental
prestado pelas APPs de nossos municípios, em especial na manutenção do ciclo
hidrológico e na qualificação do planejamento urbano; disseminar a prevenção de
riscos de desastres naturais, pela falta ou escassez de água, a fim de
contribuir na formação de cidades mais resilientes, considerando as mudanças
climáticas; articular o projeto com programas da CAPES existentes na
instituição tais como PIBID e LIFE, bem como com programas de mestrado
acadêmico (Mestrado em Engenharia Ambiental) e profissionalizante (Mestrado em
Ensino de Ciências e Matemática) e com as ações e projetos da Defesa Civil de
Blumenau.
O recorte de estudo local que o projeto busca dar suporte, não atua
como limitante na aplicação do objeto de ensino proposto em escala nacional.
Pelo contrário, traz a cena a realidade de muitas cidades brasileiras,
considerando a bacia hidrográfica como unidade de planejamento.
Objetivo
Geral
O objetivo geral do presente projeto é disponibilizar material
didático de caráter interdisciplinar denominado Caixa de Areia Interativa:
entendendo a água fora da caixa utilizando realidade virtual aumentada, que
possibilite a formação de alunos do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, para
a compreensão do tema água e suas múltiplas dimensões.
Objetivos
Específicos
Os objetivos específicos do projeto são:
a)
contribuir para o exercício da prática pedagógica em
conteúdos relacionados a Água na Educação Básica, no Ensino Fundamental II e no
Ensino Médio;
b)
promover a disseminação dos conhecimentos sobre o uso
sustentável dos recursos hídricos;
c)
compreender o serviço ambiental prestado pelas APPs de
nossos municípios, em especial na manutenção do ciclo hidrológico e na
qualificação do planejamento urbano;
d)
disseminar a prevenção de riscos de desastres naturais,
pela falta ou escassez de água, a fim de contribuir na formação de cidades mais
resilientes, considerando as mudanças climáticas;
e)
articular o projeto com programas da CAPES existentes
na instituição tais como PIBID e LIFE, bem como com programas de mestrado
acadêmico (Mestrado em Engenharia Ambiental) e profissionalizante (Mestrado em
Ensino de Ciências e Matemática) e com as ações e projetos da Defesa Civil de
Blumenau.
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