A ideia principal é construir uma caixa de areia interativa de modo a simular uma parcela de cidade, na qual se destacam diferentes características naturais e sociais que compõem a paisagem, com destaque para os recursos hídricos.
O material educacional é composto por um software de realidade virtual e aumentada com características
de um game, acompanhando um livro eletrônico
(e-book), composto de textos e vídeos, que guiará o professor na realização da elaboração das atividades.
Com a caixa pretende-se simular as diferentes situações de
uma Área de Preservação Permanente (APP) de uma parcela da cidade da seguinte
forma: a caixa representará a parcela conceitual da cidade; a areia
representará o relevo da parcela conceitual da cidade; os marcadores de RVA
representarão elementos naturais e/ou construídos.
O principal
propósito é compreender os impactos das decisões tomadas pelos estudantes e interligar
a gestão da água com a gestão da terra em seus diferentes setores . Serão utilizados como referência os conteúdos elencados nos
Parâmetros Curriculares Nacionais do Meio Ambiente que buscam trabalhar com os
alunos procedimentos, atitudes e formação de valores a partir de interações
interdisciplinares com temas transversais, neste caso a “Água”.
A caixae-água destaca-se em:
- Contribuir para o exercício da prática pedagógica em conteúdos relacionados a Água na Educação Básica, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio;
- Promover a disseminação dos conhecimentos sobre o uso sustentável dos recursos hídricos;
- Compreender o serviço ambiental prestado pelas APPs de nossos
municípios, em especial na manutenção do ciclo hidrológico e na qualificação do
planejamento urbano;
- Divulgar a prevenção de riscos de desastres naturais, pela falta ou escassez de água, a fim de contribuir na formação de cidades mais resilientes, considerando as mudanças climáticas.
Muito show...
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