No dia 25/11 foi realizado no
Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), localizado na
FURB a testagem das aulas 3 e 4 do projeto caixa e-água. Neste encontro
participaram novamente os alunos do Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência (PIBID) interdisciplinar de tecnologias digitais,
realizado na escola EBM Lore Sita Bollmann.
Aula 3 – Ciclo Hidrológico
Na estação 1 os estudantes
descobriram como a água se comporta dentro do ciclo hidrológico. E aprenderam a
importância das nascentes dentro da Bacia hidrográfica. O desafio da aula foi
localizar os pontos mais adequados para o surgimento das nascentes. Nesta
estação houve também a interação dos alunos por meio de uma gameficação. Com a
utilização de celulares os alunos responderam um quiz virtual, utilizando o
relevo projetado na caixa interativa como um mapa, local em que o personagem do
game interage (Maiores informações Link: Aula 3).
Durante a estação 2 os alunos
assistiram ao vídeo intitulado de “O ciclo da Água” desenvolvido pela Agencia
Reguladora de Águas (ANA). Na sequência os estudantes responderam um quiz
interativo. Para isso, foram utilizados tablets, os quais enviaram a resposta
para o banco de dados desenvolvido no Google Drive. Por meio deste aporte,
possibilitou-se realizar um comparativo das respostas obtidas entre o grupo de
estudante. O mediador promoveu rodada de debate com os participantes sobre as
dúvidas do tema (Maiores informações - Link: vídeo 3).
Na estação 3 realizou-se a
experiência intitulada de "Ingredientes da atmosfera". Foram
utilizados materiais, simples e de fácil acesso (vela, isqueiro ou fósforo,
água, recipiente para colocar água e copo). A simulação com esta atividade
prática proporcionou aos alunos a possibilidade de comprovar à existência de
diferentes gases no ar atmosférico. Exemplificando que o dióxido de carbono
pode ser absorvido pela água. (Maiores informações - Link: Experiência 3).
Aula 2 – Área de Preservação Permanente (APP)
Na estação 1 foi abordado com
os estudantes o significado das APPs. O mediador solicitou para que os alunos
colocassem o marcador no local da bacia hidrográfica onde acreditam que existam
áreas de preservação permanente. Em seguida o software fez a validação dos
marcadores e apresentou o resultado. Neste momento o mediador explicou porque
algumas áreas escolhidas estavam corretas e outras não. Lembrando que as APPs
abordadas durante a aula fazem referência somente as margens de rios e
nascentes, desconsiderando os topos de morros (Maiores informações - Link: Aula4).
Na estação 2 os alunos assistiram ao vídeo intitulado “Conheça a ANA” desenvolvido pela própria Agencia Nacional de Águas. Com perguntas que buscavam averiguar o conhecimento obtidos após assistirem ao vídeo, os estudantes responderam ao quiz interativo. As respostas foram tabuladas e o mediador da atividade conferiu os acertos e erros com os estudantes, realizando debates sobre o uso adequado deste recurso e sobre a importância das legislações relacionadas a água aplicadas no Brasil (Maiores informações - Link: vídeo 4).
Novamente na estação 3
realizou-se uma experiência. Com o título: “Derretimento
das Geleiras do Ártico e da Antártida”, os estudantes descobriram a
diferença do descongelamento que ocorre no Ártico e na Antártida. Para realizar
a prática foram utilizados os seguintes matérias: 2 recipientes incolores, 2
potes de sorvete vazios para congelar água, 1 caneta para retro projetor e 1
saco plástico com areia. Durante a atividades os
mediadores explicaram as consequências das mudanças climáticas sobre o planeta
terra (Maiores informações - Link: Experiência 3).
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