TESTAGEM DA CAIXA DE AREIA - ATIVIDADES 3 E 4


No dia 25/11 foi realizado no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), localizado na FURB a testagem das aulas 3 e 4 do projeto caixa e-água. Neste encontro participaram novamente os alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) interdisciplinar de tecnologias digitais, realizado na escola EBM Lore Sita Bollmann.


Aula 3 – Ciclo Hidrológico

Na estação 1 os estudantes descobriram como a água se comporta dentro do ciclo hidrológico. E aprenderam a importância das nascentes dentro da Bacia hidrográfica. O desafio da aula foi localizar os pontos mais adequados para o surgimento das nascentes. Nesta estação houve também a interação dos alunos por meio de uma gameficação. Com a utilização de celulares os alunos responderam um quiz virtual, utilizando o relevo projetado na caixa interativa como um mapa, local em que o personagem do game interage (Maiores informações Link: Aula 3).



Durante a estação 2 os alunos assistiram ao vídeo intitulado de “O ciclo da Água” desenvolvido pela Agencia Reguladora de Águas (ANA). Na sequência os estudantes responderam um quiz interativo. Para isso, foram utilizados tablets, os quais enviaram a resposta para o banco de dados desenvolvido no Google Drive. Por meio deste aporte, possibilitou-se realizar um comparativo das respostas obtidas entre o grupo de estudante. O mediador promoveu rodada de debate com os participantes sobre as dúvidas do tema (Maiores informações - Link: vídeo 3).

  

Na estação 3 realizou-se a experiência intitulada de "Ingredientes da atmosfera". Foram utilizados materiais, simples e de fácil acesso (vela, isqueiro ou fósforo, água, recipiente para colocar água e copo). A simulação com esta atividade prática proporcionou aos alunos a possibilidade de comprovar à existência de diferentes gases no ar atmosférico. Exemplificando que o dióxido de carbono pode ser absorvido pela água. (Maiores informações - Link: Experiência 3).

   



Aula 2 – Área de Preservação Permanente (APP)

Na estação 1 foi abordado com os estudantes o significado das APPs. O mediador solicitou para que os alunos colocassem o marcador no local da bacia hidrográfica onde acreditam que existam áreas de preservação permanente. Em seguida o software fez a validação dos marcadores e apresentou o resultado. Neste momento o mediador explicou porque algumas áreas escolhidas estavam corretas e outras não. Lembrando que as APPs abordadas durante a aula fazem referência somente as margens de rios e nascentes, desconsiderando os topos de morros (Maiores informações - Link: Aula4).


  


Na estação 2 os alunos assistiram ao vídeo intitulado “Conheça a ANA” desenvolvido pela própria Agencia Nacional de Águas. Com perguntas que buscavam averiguar o conhecimento obtidos após assistirem ao vídeo, os estudantes responderam ao quiz interativo. As respostas foram tabuladas e o mediador da atividade conferiu os acertos e erros com os estudantes, realizando debates sobre o uso adequado deste recurso e sobre a importância das legislações relacionadas a água aplicadas no Brasil (Maiores informações - Link: vídeo 4).

 

Novamente na estação 3 realizou-se uma experiência. Com o título: “Derretimento das Geleiras do Ártico e da Antártida”, os estudantes descobriram a diferença do descongelamento que ocorre no Ártico e na Antártida. Para realizar a prática foram utilizados os seguintes matérias: 2 recipientes incolores, 2 potes de sorvete vazios para congelar água, 1 caneta para retro projetor e 1 saco plástico com areia.  Durante a atividades os mediadores explicaram as consequências das mudanças climáticas sobre o planeta terra (Maiores informações - Link: Experiência 3).

Projeto caixa de areia

O objetivo geral do presente projeto é disponibilizar material didático de caráter interdisciplinar denominado Caixa de Areia Interativa: entendendo a água fora da caixa utilizando realidade virtual aumentada, que possibilite a formação de alunos do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, para a compreensão do tema água e suas múltiplas dimensões.

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