Conheça o projeto caixae-água!




A ideia principal é construir uma caixa de areia interativa de modo a simular uma parcela de cidade, na qual se destacam diferentes características naturais e sociais que compõem a paisagem, com destaque para os recursos hídricos.

O material educacional é composto por um software de realidade virtual e aumentada com características de um game, acompanhando um livro eletrônico (e-book), composto de textos e vídeos, que guiará o professor na realização da elaboração das atividades. 


Com a caixa pretende-se simular as diferentes situações de uma Área de Preservação Permanente (APP) de uma parcela da cidade da seguinte forma: a caixa representará a parcela conceitual da cidade; a areia representará o relevo da parcela conceitual da cidade; os marcadores de RVA representarão elementos naturais e/ou construídos. 


O principal propósito é compreender os impactos das decisões tomadas pelos estudantes e interligar a gestão da água com a gestão da terra em seus diferentes setores . Serão utilizados como referência os conteúdos elencados nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Meio Ambiente que buscam trabalhar com os alunos procedimentos, atitudes e formação de valores a partir de interações interdisciplinares com temas transversais, neste caso a “Água”. 


A caixae-água destaca-se em: 


  • Contribuir para o exercício da prática pedagógica em conteúdos relacionados a Água na Educação Básica, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio;
  • Promover a disseminação dos conhecimentos sobre o uso sustentável dos recursos hídricos;
  • Compreender o serviço ambiental prestado pelas APPs de nossos municípios, em especial na manutenção do ciclo hidrológico e na qualificação do planejamento urbano;
     
  • Divulgar a prevenção de riscos de desastres naturais, pela falta ou escassez de água, a fim de contribuir na formação de cidades mais resilientes, considerando as mudanças climáticas.


Projeto caixa de areia

O objetivo geral do presente projeto é disponibilizar material didático de caráter interdisciplinar denominado Caixa de Areia Interativa: entendendo a água fora da caixa utilizando realidade virtual aumentada, que possibilite a formação de alunos do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, para a compreensão do tema água e suas múltiplas dimensões.

Um comentário: