Primeira testagem da caixa de areia - Atividades 1 e 2







No dia 05/11 foi realizado no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), localizado na FURB a testagem de duas aulas do projeto caixa e-água. Para esta testagem interagiram os alunos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) interdisciplinar de tecnologias digitais, realizado na escola EBM Lore Sita Bollmann.

 

Conforme descrito no ebook presente para download neste site, cada aula está dividida em 3 estações. Sendo a primeira a atividade na caixa interativa, a segunda uma animação com a resolução de um quiz interativo e a terceira o desenvolvimento de uma experiência, selecionada do livro Mudanças Climáticas, volume 13 da Coleção Explorando o Ensino produzida em parceria pelo Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia. Para cada estação foram definidos grupos de 8 alunos e a cada 15 minutos estes grupos realizavam a troca da estação.
Durante este encontro as aulas testadas foram: 

Aula 1 - Relevo e água
Na estação 1 os estudantes conheceram a caixa interativa e descobriram como utiliza-la, assim com seus princípios de funcionamento. Realizando alterações na areia, observaram as modificações geradas no mapa hiposmétrico projetado e descobriram como o escoamento da água é influenciado pelo relevo de uma determinada localidade (Maiores informações Link: Aula 1).




Com a estação 2 os alunos puderam assistir ao vídeo intitulado de “A lei das águas do Brasil” desenvolvido pela Agencia Reguladora de Águas (ANA). Na sequência os estudantes responderam um quiz interativo. Para isso, foram utilizados tablets, os quais enviaram a resposta para o banco de dados desenvolvido no Google Drive. Por meio deste aporte possibilitou-se realizar um comparativo das respostas obtidas entre o grupo de estudante (Maiores informações - Link: Vídeo 1).

Na estação 3 realizou-se a experiência intitulada de "Como se formam as brisas". Em simulação prévia da experiência, para o aquecimento da areia utilizou-se um réchaud de fondue. A partir da realização da experiência, pode-se perceber certa dificuldade na manipulação da chama, sendo que fica recomendada, de fato, a utilização de fogareiro.


Durante a realização da experiência, se percebeu maior proximidade com os alunos quando utilizados exemplos de sua vida cotidiana. Podemos destacar o exemplo de deslocamento de ar em temperaturas diferentes com a abertura, num dia de verão, da porta da geladeira ou congelador, quando percebemos o ar frio (esbranquiçado).

O acesso ao site http://www.nullschool.net/ exibindo o mapa de ‘ventos’ no globo terrestre facilitou o entendimento do deslocamento das massas de ar frio (pólos) em direção a regiões mais quentes. O acesso a este site coincidiu em períodos de formação de furacões na região da América Central e América do Norte, sendo que houve bastante aderência do tema ao falar sobre a movimentação destas massas de ar em diferentes temperaturas, e os impactos desastrosos gerados nas regiões atingidas pelo furação Mathew. Os alunos participaram ativamente e após a conclusão da atividade os estudantes elaboraram um pequeno relato sobre a prática desenvolvida (Maiores informações - Link: Experiência 1).


Aula 2 - Bacia Hidrográfica
Na estação 1 foi detalhado o que é uma bacia hidrográfica. Por meio da gamificação os alunos tiveram que escolher um dos modelos de bacia pré-disponibilizado no software da Caixa e-água.  Em seguida com a areia nivelada os estudantes tiveram que construir com base no mapa projetado a respectiva forma da bacia hidrográfica. Através da escala de cores do mapa hipsométrico, os estudantes tiveram como saber a forma que o relevo deveria ter. Finalizada a construção o software fez a leitura da bacia desenvolvida pelos alunos e comparou com o modelo do software, informando o grau de acerto em porcentagem  (Maiores informações Link: Aula 2).
 

A estação 2 apresentou aos alunos o vídeo intitulado como “O uso racional da água” desenvolvido pela ANA. Conforme o mesmo processo da aula 1, os alunos responderam um quiz interativo e em seguida obtiveram o retorno das suas respostas por meio dos gráficos gerados no Google Drive (Maiores informações Link: Vídeo 2).


Novamente na estação 3 realizou-se a experiência "O efeito do albedo". Em simulação prévia da experiência, as professoras perceberam a dificuldade de termômetro aferir de forma clara a diferença de temperatura nos dois copos. Assim, a experiência foi adaptada, sendo que na hora de ser aferida a temperatura dos dois copos, foi solicitado aos alunos que tocassem cada um dos copos, percebendo a diferença de temperatura entre eles. A experiência atingiu seu objetivo mesmo com esta pequena modificação, sendo dispensado o uso de termômetro.

Pelo contrário, o momento em que os alunos sentiam cada copo acaba se tornando um momento de interação, em que eles acabavam expressando suas opiniões de forma mais espontânea.
Assim como na experiência anterior, durante a realização da experiência, também pode-se perceber maior proximidade com os alunos no momento em que eram inseridos exemplos de sua vida cotidiana. Podemos destacar o exemplo da recomendação de suas mães em não utilizar roupas de cor escura no verão, e as associações feitas a partir disto. 

A utilização de projetor multimídia do site http://www.nullschool.net/ enriqueceu as discussões, pois simula a visualização do albedo sobre o mapa mundi, permitindo aproximações à diferentes continentes, países, estados, municípios. Em seguida os estudantes elaboraram o relato sobre a prática desenvolvida. (Maiores informações Link: Experiência 2).
 

Projeto caixa de areia

O objetivo geral do presente projeto é disponibilizar material didático de caráter interdisciplinar denominado Caixa de Areia Interativa: entendendo a água fora da caixa utilizando realidade virtual aumentada, que possibilite a formação de alunos do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, para a compreensão do tema água e suas múltiplas dimensões.

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