No dia 05/11 foi realizado no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), localizado na FURB a testagem de duas aulas do projeto caixa e-água. Para esta testagem interagiram os alunos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) interdisciplinar de tecnologias digitais, realizado na escola EBM Lore Sita Bollmann.
Conforme descrito no ebook presente para download neste site, cada aula está dividida em 3 estações. Sendo a primeira a atividade na caixa interativa, a segunda uma animação com a resolução de um quiz interativo e a terceira o desenvolvimento de uma experiência, selecionada do livro Mudanças Climáticas, volume 13 da Coleção Explorando o Ensino produzida em parceria pelo Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia. Para cada estação foram definidos grupos de 8 alunos e a cada 15 minutos estes grupos realizavam a troca da estação.
Durante este encontro as aulas testadas
foram:
Aula 1 - Relevo e água
Na estação 1 os estudantes
conheceram a caixa interativa e descobriram como utiliza-la, assim com seus
princípios de funcionamento. Realizando alterações na areia, observaram as
modificações geradas no mapa hiposmétrico projetado e descobriram como o
escoamento da água é influenciado pelo relevo de uma determinada localidade (Maiores informações Link: Aula 1).
Com a estação 2 os alunos puderam
assistir ao vídeo intitulado de “A lei das águas do Brasil” desenvolvido pela
Agencia Reguladora de Águas (ANA). Na sequência os estudantes responderam um
quiz interativo. Para isso, foram utilizados tablets, os quais enviaram a
resposta para o banco de dados desenvolvido no Google Drive. Por meio deste
aporte possibilitou-se realizar um comparativo das respostas obtidas entre o
grupo de estudante (Maiores informações - Link: Vídeo 1).
Na estação 3 realizou-se a experiência intitulada de "Como se formam as brisas". Em simulação prévia da
experiência, para o aquecimento da areia utilizou-se um réchaud de fondue. A partir da realização da experiência, pode-se
perceber certa dificuldade na manipulação da chama, sendo que fica recomendada,
de fato, a utilização de fogareiro.
Durante a realização da
experiência, se percebeu maior proximidade com os alunos quando utilizados exemplos
de sua vida cotidiana. Podemos destacar o exemplo de deslocamento de ar em
temperaturas diferentes com a abertura, num dia de verão, da porta da geladeira
ou congelador, quando percebemos o ar frio (esbranquiçado).
O acesso ao site http://www.nullschool.net/ exibindo o
mapa de ‘ventos’ no globo terrestre facilitou o entendimento do deslocamento
das massas de ar frio (pólos) em direção a regiões mais quentes. O acesso a
este site coincidiu em períodos de formação de furacões na região da América
Central e América do Norte, sendo que houve bastante aderência do tema ao falar
sobre a movimentação destas massas de ar em diferentes temperaturas, e os
impactos desastrosos gerados nas regiões atingidas pelo furação Mathew. Os alunos participaram ativamente e após a conclusão da
atividade os estudantes elaboraram um pequeno relato sobre a prática
desenvolvida (Maiores informações - Link: Experiência 1).
Aula 2 - Bacia Hidrográfica
Na estação 1 foi detalhado o que
é uma bacia hidrográfica. Por meio da gamificação os alunos tiveram que escolher
um dos modelos de bacia pré-disponibilizado no software da Caixa e-água. Em seguida com a areia nivelada os estudantes
tiveram que construir com base no mapa projetado a respectiva forma da bacia
hidrográfica. Através da escala de cores do mapa hipsométrico, os estudantes
tiveram como saber a forma que o relevo deveria ter. Finalizada a construção o
software fez a leitura da bacia desenvolvida pelos alunos e comparou com o
modelo do software, informando o grau de acerto em porcentagem (Maiores informações Link: Aula 2).
A estação 2 apresentou aos alunos o vídeo intitulado como “O uso racional da água” desenvolvido pela ANA. Conforme o mesmo processo da aula 1, os alunos responderam um quiz interativo e em seguida obtiveram o retorno das suas respostas por meio dos gráficos gerados no Google Drive (Maiores informações Link: Vídeo 2).
Novamente na estação 3 realizou-se a experiência "O efeito do albedo". Em simulação prévia da
experiência, as professoras perceberam a dificuldade de termômetro aferir de
forma clara a diferença de temperatura nos dois copos. Assim, a experiência foi
adaptada, sendo que na hora de ser aferida a temperatura dos dois copos, foi
solicitado aos alunos que tocassem cada um dos copos, percebendo a diferença de
temperatura entre eles. A experiência atingiu seu objetivo mesmo com esta
pequena modificação, sendo dispensado o uso de termômetro.
Pelo contrário, o momento em que
os alunos sentiam cada copo acaba se tornando um momento de interação, em que
eles acabavam expressando suas opiniões de forma mais espontânea.
Assim como na experiência
anterior, durante a realização da experiência, também pode-se perceber maior
proximidade com os alunos no momento em que eram inseridos exemplos de sua vida
cotidiana. Podemos destacar o exemplo da recomendação de suas mães em não
utilizar roupas de cor escura no verão, e as associações feitas a partir disto.
A utilização de projetor
multimídia do site http://www.nullschool.net/
enriqueceu as discussões, pois simula a visualização do albedo sobre o mapa
mundi, permitindo aproximações à diferentes continentes, países, estados,
municípios. Em seguida os estudantes elaboraram o relato sobre a prática
desenvolvida. (Maiores informações Link: Experiência 2).
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