Primeira abordagem da caixae-água com alunos participantes do (PIBID) dia 29/06/2016

No dia 29/06 aconteceu no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), um encontro diferenciado com os alunos participantes do projeto Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) interdisciplinar de tecnologias digitais, realizado na escola EBM Lore Sita Bollmann. Este projeto é realizado pelos acadêmicos dos cursos de licenciatura da Universidade Regional de Blumenau (FURB).



O encontro que teve duração aproximada de 1 hora e 30 minutos, contou com o desenvolvimento de várias atividades. Os estudantes, tiveram a oportunidade de utilizar diversas ferramentas interativas presentes no laboratório, que possibilitam o desenvolvimento da prática pedagógica de uma forma diferenciada dos modais aplicados nas escolas. 

No decorrer da aula foram abordadas diferentes temáticas, entre elas as questões de percepção, lógica, conhecimentos gerais, o uso da matemática e geografia entre outros assuntos. Todos os conteúdos, foram contemplados de forma interdisciplinar, correlacionando especialmente o seu uso as atividades desenvolvidas no âmbito escolar.

 

Os estudantes tiveram a oportunidade de utilizar tecnologias em 3D, mesas interativas, Tablets além de conhecer a versão de testes da Caixae-água, instrumento de ensino e aprendizagem desenvolvido por meio do edital da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  Após o encontro, os estudantes participaram de um café nas dependências da instituição de ensino FURB e seguiram novamente para escola.



Projeto caixa de areia

O objetivo geral do presente projeto é disponibilizar material didático de caráter interdisciplinar denominado Caixa de Areia Interativa: entendendo a água fora da caixa utilizando realidade virtual aumentada, que possibilite a formação de alunos do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, para a compreensão do tema água e suas múltiplas dimensões.

Nenhum comentário: